sexta-feira, 9 de abril de 2010

Arquitetura e Escultura da Oceania


A arquitetura da Oceania destaca-se por ser multicultural. A influência sofrida pela cultura britânica não alterou em nada a ousadia nas formas arquitetônicas. As construções urbanas ultra-modernas segue influência dos ingleses, dos asiáticos e dos indianos, os principais imigrantes de sua população.
A mistura entre o antigo e o moderno traz para as obras um design arrojado que interage com a população local. Os edifícios mais antigos são muito bem conservados e acompanham os mais novos na funcionalidade. A capital da Austrália, perfeitamente planejada também mostra a interação que o continente tem com seu povo, apresentando criações a serem admiradas por todas as culturas e povos em todo o mundo.
Umas das construções mais famosas da Oceania é o Opera House, em Sydney, na Austrália, que é considerado pelos locais a oitava maravilha do mundo.
Assim como a variedade de povos e etnias, suas esculturas também apresentam bastante multiplicidade tanto pelas técnicas usadas, como pelos materiais e estilos. São conhecidos vários artistas famosos que passaram temporadas por lá para aprenderem as novidades que surgiam. Gauguin foi um deles e nota-se em algumas de suas obras a temática que era abordada pelos povos do continente.
É impressionante a variedade de materiais com que povos de algumas ilhas utilizavam para fazer esculpir suas obras, que iam desde conchas e corais até penas de pássaros. Já outros, que viviam no deserto, como os aborígenes, não ficaram pra trás devido a escassez de material, criando também peças belíssimas.
A multiplicidade de estilos encontrados nas obras vai desde o naturalismo até o expressionismo sendo os totens as representações que mais chamavam atenção. Não importava o material de que eram feitas, isso dependia somente da região, eram feitas de rochas, fibras, ossos e outros materiais que eles encontravam pelo caminho. As mais conhecidas são as da Ilha de Páscoa, que ficaram famosas por todo o mundo. A maioria delas era feita de madeira e os rostos tinham várias dimensões, enquanto os corpos eram um pouco mais simples.


Enciclopedia Multimedia del Arte Universal - Vol. 3. AlphaBetum Ediciones Multimedia, Madrid, 1999. Disponível em: <http://cms-oliveira.sites.uol.com.br/arte-oceania.html> Acessado em: 7 de abril de 2010.


Deborah Inácio/ 12
Série/turma: 3 A

Um comentário:

  1. Déborah, somente a Austrália... E a Nova Zelândia, como fica a escultura nesse país? Outra coisa, você praticamente transcreveu o que havaia no site; não passou para sua linguagem.
    O melhor seria: SEGUEM INFLUÊNCIA DOS INGLESES// , PERFEITAMENTE PLANEJADA, // DEVIDO À ESCASSEZ

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