sexta-feira, 9 de abril de 2010

PINTURA

A pintura Européia

A pintura do continente europeu existe desde que homens como, como os de Foz do Côa, Altamira e Lascaux... Começaram a fazer pinturas que expressavam suas angustias.
A idade média deslocou a pintura do mundo fenomênico para o mundo da fé. Há aí também uma pintura européia, e em certos casos com clara homogeneidade continental, mas não se encontrará plena enquanto reflexo do espírito europeu. E em todos os casos referidos, a pintura depende do pintor, independentemente da sua qualidade, não é considerada no imaginário comum muito acima das artes mecânicas.
Com os Renascimentos, e a Modernidade que a pintura se assume como arte com dignidade autônoma, e se dá conta da sua componente técnica - cientifica, e reflexivo – especulativa. Essa dimensão confere – lhe a maioridade enquanto expressão artística por excelência da eterna e intrínseca inquietação européia.
Algumas pinturas que são mais conhecidas na Europa são:
* Arte rupestre de Val Camonica, Itália;
* Lascaux, França.
*La Marche, França.
*Chauvet-Pont-d'Arc, França.
*Caverna de Altamira, Espanha.
Uma curiosidade: Na Europa, foram encontrados exemplos de pinturas parietais em por volta de duas centenas de cavernas, situadas principalmente na Europa, sobretudo na Espanha, em Altamira, e na França, em Lascaux.



Nome: Juliana da Rocha Gonçalves
Nº: 18

2 comentários:

  1. Pessoal, que pena vocês fazerem a postagem ainda presos aos sites pesquisados (vocabulário, linguagem, estrutura). Ainda não analisei o conteúdo de forma individual. Eu e a professora Mary faremos isto em tempo hábil.

    ResponderExcluir
  2. Juliana, faltou o endereço pesquisado, mas pelo conteúdo e pela forma, trata-se da wikipédia. Um conteúdo tão rico para uma pesquisa tão limitada... Faltaram os pintores em cada país: França, Itália, Espanha, Alemanha... Para a revista, há a necessidade de complementação.

    ResponderExcluir