sexta-feira, 9 de abril de 2010

Musica na Ásia


Devidos os contatos comerciais com a Ásia Central, a música estrangeira entrou na China. Sendo o principal foco de propagação musical, havendo variações de ritmos, batidas. A música chinesa tinha uma qualidade de tons, riquezas do timbre, embelezamentos e variedade dos instrumentos de percussão, usados em composições musicais de estilo ocidental, elas são altamente distintas e diferentes de suas contrapartes ocidentais.


As músicas tradicionais são tocadas por grupos folclóricos. Na Ásia a influência filosófica e as correntes religiosas, como o budismo, xintoísmo, islamismo etc., teve uma forte influencia cultural sobre a música. Na americana pré- colombiana a música possui acentuado parentesco com a China e o Japão em suas formas e escalas, o que se explica pelas migrações de tribos asiáticas e esquimós através do estreito de Bering.


Os artistas são geralmente de idade avançada e tocam mais músicas folclóricas ou temas tradicionais, como a ópera chinesa.


Musica da Rússia


É uma das mais importantes do mundo, produzido obras e nomes importantes da cultura universal a pelo menos 200 anos, com destaques as composições euroditas e peças para balé de tchaikóvski e do Grupo dos Cinco (Mussórgski, César Cui, Rímski-korsakov, Balakirev e Borodin), pioneiros da música contemporânea como Prokofiev, Stravinski, Rakhmaninov e Shostakovitch, mais músicos populares como Vladímir Vissótski, Samotsvety e artistas mais recentes como t.A.T.u., Zemfira, Alsu e Vlad Krutskikh.t.


Música folclórica


Um som muito distinto da música folclórica russa é a balalaica, instrumento de cordas com sonoridade característica. As canções Kalinka, Katiusha, Poliushka Poliê e Suliko são algumas das que compõem o repertório tradicional deste gênero.


Música erudita

A Rússia deu ao mundo diversos dos maiores compositores de música erudita da História. Entre eles, destacam-se Sergei Rachmaninof f, Mikhail Glinka, Aleksandr Scriabin, Dmitriy Borisovich Kabalevskiy, Ivan Vishnogradsky e Aram Khachaturian, todos com obras extremamente divulgadas e até hoje eternizadas em filmes e incluídas em programas de orquestras e teatros do mundo todo.

Alguns dos balés e peças isoladas mais importantes são Zolushka ou Cinderela (1893), Petrushka, A Sagração da Primavera, e O Pássaro de Fogo (1910), além dos de Tchaikóvski (ver abaixo). O coreógrafo Serguei Diaghilev e a companhia Ballets Russes tiveram grande importância na difusão da música erudita russa.

Além dos compositores, a Rússia manteve uma fortíssima tradição sinfônica na interpretação, tendo orquestras e regentes de primeiro nível na música mundial. Os maestros Evgeny Mravinsky, Vladimir Ashkenazy, Yuri Simonov e Vladimir Ziva são alguns dos mais renomados. Eles lideraram orquestras como a Orquestra Sinfônica de Moscou.

Grupo dos Cinco

O Grupo dos Cinco, como ficou conhecido um conjunto de compositores da virada do século XIX para o XX na Rússia, tentou restaurar a cultura tradicional das raízes da música russa e divulgá-la em formas modernas. Modest Mussórgski, César Cui, Nikolai Rímski-Korsakov, Mily Balakirev e Aleksandr Borodin foram os seus integrantes.

Fonte:

http://www.historiadaarte.com.br/musica.html

http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm

CEM Setor Leste
Nome: Thamiris Toste Esteves Nº: 34
Turma/Série: 3ºA

Um comentário:

  1. Thamiris, até o (ver abaixo) da internet você copiou. Reveja sua pesquisa para futura postagem na revista impressa. Por enquanto, veja bem:
    1º. Verifique as palavras: INFLUÊNCIA, ERUDITAS.
    2º. O melhor seria: DEVIDO AOS// NA AMÉRICA PRÉ-COLOMBIANA

    ResponderExcluir