sexta-feira, 9 de abril de 2010

Continente Asiático
A Ásia é o maior dentre os outros continentes, e como há muitos países na Ásia, me restringir a falar sobre a Literatura de apenas 3 países: China, Rússia e Japão. Que são os mais importantes popularmente falando.

China: No final do século XIX começam a aparecer grandes números de coleções de breves historias. Jungugiguan ( Contos maravilhosos do passado e do presente) é a mais popular que é constituído de 40 historias. A partir do século XX, sob influencia da literatura ocidental, nasceu o renascimento chinês, onde propunham uma linguagem mais coloquial com fins literários que iam contra os valores da sociedade tradicional.
Durante a década de 60 até o final da década de 70, onde ocorreu a Revolução cultural, os escritores adaptaram-se as necessidades do povo e a influência burguesa. E desde então se permite cada vez mais uma maior liberdade de expressão, tolerando-se o atual interesse pelas idéias e formas ocidentais.

Rússia: Apesar da diversificação dos estilos literário no final do século XIX e início do XX, é a poesia que marca este período na literatura russa. Anton Chekhov é aquele que domina esse período.
Com a introdução do comunismo na Rússia, as idéias literárias tiveram que ser ‘repensadas’ pra que não ofendesse o sistema em vigor. Se um escritor louvasse a história czarista ele ia preso ( pois a era comunista rejeitava aquele período histórico). Apesar dessa ‘política’, muitos escritores continuaram a escrever segundos os estilos mais antigos, e muitos deles tiveram que fugir para o oeste. Desta época se destaca: Ivan Alekseyevich e Joseph Brodsky ( ambos vencedores do Prêmio Nobel de Literatura).
Ultimamente os escritores russos mostram interesses em novas qualidades de literaturas provenientes da província. E uma das maiores escritoras atualmente é Nina Gorlanova.

Japão: Durante o período de 1868 até os dias de hoje os escritores japoneses foram foram influenciados por outras literaturas, as ocidentais principalmente. No século XIX destacam-se os romances de Kanagaki Robunis, Tokai Sanshi, Tsubuochi Shoyo e Futabei Shimei. No século seguinte surge o naturalismo, onde se tem Shimazaki Toson e Mori Ogai como figura principal.
Do final do século XIX aos nossos dias existe um forte movimento a favor da poesia ao estilo ocidental. Dentro deste gênero, surgiram excelentes poetas. Entre eles, Masaoka Shiki.


Aluna: Radígia Mendes nº 30

Um comentário:

  1. Radígia, mesmo presa à internet, sua pesquisa ficou boa; faltaram autores chineses. Veja bem:
    1º. reveja as palavras: HISTÓRIAS, INFLUÊNCIA.
    2º. O melhor seria: MINHA PESQUISA FICOU RESTRITA A APENAS TRÊS PAÍSES: CHINA, RÚSSIA E JAPÃO.// ADAPTARAM-SE ÀS NECESSIDADES DO POVO E À INFLUÊNCIA// ESTILOS LITERÁRIOS NO FINAL DO SÉCULO XIX// SE DESTACAM:// NOVOS INTERESSES POR// 1868 ATÉ OS DIAS DE HOJE//FORAM INFLUENCIADOS

    ResponderExcluir