sexta-feira, 9 de abril de 2010

MÚSICA

MUSICA AFRICANA
Características
Mesmo com a grande variedade da música africana, existem algumas características comuns como a polifonia, repetição para fim organizativo alem do canto de chamada e resposta em que o interprete improvisa e o coro repete um refrão fixo. A quantidade de instrumento e suas tonalidades variam de cada região.
Até o século XX os músicos profissionais exerciam um papel importante nas sociedades africanas, dando conselho aos governantes, pedindo abdicação de um rei através de tambores falantes, como também transmitindo conhecimento, valores e comemorar as conquistas comuns e individuais.
A música serve para celebrar as etapas mais importantes da vida de uma pessoa, cantigas de ninar, de jogos infantis, ritos de iniciação a adolescência, de bodas, de cerimônias de graduação e de homenagem aos ancestrais. Para os africanos o som é ainda uma forma primitiva das divindades e dos humanos colocarem ordem no universo. Nos rituais os percussionistas têm um papel importante, pois precisa saber um ritmo específico para cada deus nas cerimônias de transe e possessão.
Os cantos e instrumentos também são usados para organizar o trabalho nas plantações, para coordenar os caçadores na mata e para controla o movimento do gado.
Musica popular africana

A música popular africana é uma mistura das antigas musicas africanas com os aspectos da música do Oriente Médio, Europa e das Américas. A popularidade internacional da musica africana cresceu na década de 1980 com a participação dos músicos africanos com artistas pop e com o tentativa de acabar com o regime do apartheid sul-africano.
O estilo mais influente da musica popular é a de bandas de guitarra de República do Congo, que incluem varias guitarras e uma bateria de instrumento de percussão. Outro estilo, o de bandas de baile consiste em uma versão de musica africana para musicas ocidentais de dança de salão com bandas de trompete e saxofone. Esses estilos formam o highlife que em vários países africanos tem uma característica como influencia do jazz, acréscimo de tambores falantes, utilização de provérbios populares e poesia devocional. Essas características serviram para o surgimento do estilo jiti, que teve um papel importante na difusão das canções de resistência, durante a guerra da independência contra o governo controlado pelos brancos na Rodésia.
A África do Sul é onde surgiu um dos estilos mais famosos da musica popular africana, o mbaqanga, a forma mais conhecida da musica de baile, que se desenvolveu nas cidades segregadas do apartheid. Os grupos contemporâneos como Soul Brothers ou Mahlathini e o Mahotella Queens são compostos por um vocalista solo e um coro, guitarra e baixo elétricos, bateria e algum tipo de combinação de saxofones, acordeão ou órgão.
Influencias da musica africana na musica americana

Com o tráfico no período colonial exerceu grandes influencias na música americana, com o surgimento do tango, o jazz, a habanera, o blues, o samba e o frevo a partir dos diferentes ritmos africanos. A influência do sul dos Estados unidos, em Cuba e na Jamaica, é comum, a habanera, o jazz e o blues possuem a mesma origem afro-americana. No Rio de Janeiro como na Bahia, a influência dos negros é primordial nas seqüências rítmicas. No Rio da Prata, o candomblé- uruguaio tem influências das músicas negras, enquanto o tango argentino recebe influências africanas através da habanera e da milonga. O termo “tango” identifica um vocábulo de origem africana, que significa reunião ou conjunto de pessoas.
O Blues nasceu como a voz dos escravos dos campos de algodão. Eles cantavam durante os trabalhos nas plantações para aliviar a dureza do trabalho.

Enquanto os negros soltavam suas emoções, os brancos viam o lado prático da coisa. Para os fazendeiros, as work-songs (canções de trabalho) ajudavam a imprimir um ritmo ao trabalho no campo e deixavam os escravos mais alegres. A partir da década de 1860, os spirituals - canções religiosas entoadas pelos negros africanos desde sua chegada à América - sofreram uma mutação fundamental. Além de apelar para Deus, os escravos começaram a curar suas dores de amor através da música.

Lucas de Magalhães Santiago
N º 22
Enciclopédia Microsoft Encarta

Um comentário:

  1. Lucas, apesar de ainda preso à forma da microsoft, sua pesquisa sobre a música na África ficou boa. Veja bem:
    1º. reveja a escrita das palavras: ALÉM, INTÉRPRETE, INSTRUMENTOS, MÚSICAS, MÚSICA, VÁRIAS, SEQUÊNCIAS, INFLUÊNCIAS...
    2º. O melhor seria: ATÉ O SÉCULO XX// COMEMORANDO AS// NOS RITUAIS// POIS PRECISAM SABER// O TRÁFICO, NO PERÍODO COLONIAL, EXERCEU
    3º. A abordagem e a direção tomada pela música africana ficaram boas.

    ResponderExcluir