sexta-feira, 9 de abril de 2010

Pintura na Ásia
A cultura na Ásia varia de cada região e de cada país. Cada cultura tem sua forma de criar arte, que vem de fatores como religião, nacionalidades, aspectos históricos e etc. Países são conhecidos por fazerem certos tipos de arte. As belíssimas pinturas da Ásia são apreciadas no mundo e cai no gosto dos turistas que visitam qualquer país do continente. Com muita técnica, concentração e paixão pela arte da pintura, essa arte milenar envolve o mundo. Evidencia nos seus traços marcantes a beleza da mulher asiática, como também a sensualidade o erotismo, musica e até movimentos corporais.
Durante o século XVIII (o inicio da pesquisa) ate o século XX, a pintura na China esta no tempo da Dinastia Qing, nesse tempo a pintura de paisagens, e a mistura de pinturas e de poemas eram muito populares. Havia, ao mesmo tempo, a tendência de criar novas pinturas e a de seguir o estilo da pintura antiga. A pintura imperial teve um grande sucesso até o inicio do séc. XVIII.
Os chineses levavam o processo de criação como um processo místico, que chega bastante perto da meditação, eles queriam alcançar o Tao. Eles usavam de pinceladas rápidas retratando a natureza (que era encarada como a realidade). Essa arte buscava não retratá-la com o máximo de realidade, e sim formar uma integração de sim com a natureza e a realidade. Esteticamente, as pinturas chinesas ficaram famosas por suas cores e seu tom delicado.
Sua pintura era uma forma desenvolvida de caligrafia. Eram feitas em seda ou papel com aquarela, diferentes de muitos que a faziam em telas e madeiras com tinta óleo.
No final do século XIX, os europeus começaram a notar os desenhos vindos nas mercadorias importadas do Japão, eles eram coloridos, bonitos, retratavam cenas do cotidiano: as cidades,as pessoas,os campos e sempre de ângulos diferentes. Era diferente do que era visto na Europa, que tinha um ângulo mais convencional.
Esses trabalhos, que também eram chamados de “ukiyo-e” logo se tornou uma sensação. As gravuras eram feitas em oficinas, e os temas eram populares e vendiam muito por que as pessoas compravam para colocar em suas casas.
As pinturas eram feitas com o auxilio de bloco de madeiras usadas para impressão durante o séc. XVIII e o XIX, que foi o fim do período Edo (onde a pintura foi desenvolvida). Foi muito desenvolvida por sua capacidade de produção em massa. Pois o artista fazia o desenho com tinta, os artesãos colocavam-no na madeira de frente para baixo, e depois abrem o bloco na parte em branco, deixando o desenho. Depois eram coloridas e copiadas.
O ukiyo-e é produzido até hoje, e gera influencias em varias formas, como por exemplo,em mangás.
A partir do século XVIII, as pinturas hinduístas (indianas) entraram em decadência, e só foi reaparecer depois de um movimento iniciado em Bengala, no século XIX, onde buscavam reaver essa arte e livrar-se da influencia européia.
O artista hindu usa de forma acertada alguns motivos como a mulher, o elefante para gerar uma composição determinada. Todos os elementos que formam as pinturas indianas são utilizados para glorificar os mistérios que resolvem os conflitos entre a vida e a morte, o tempo e a eternidade.

Um comentário:

  1. Lana, sua pesquisa ficou boa... Da próxima vez, procure usar mais palavras suas.
    Veja bem:
    1°. Retire o acento da palavra EUROPEIA.
    2º. Acentue as palavras: INFLUÊNCIA, ATÉ e ESTÁ.
    3º. Melhor seria: sensualidade, o erotismo, música etc.// integração de si// se tornaram uma sensação// colocarem em suas//usados para a// , pois os artistas abriam o bloco// aspectos históricos etc// e caem no gosto.

    ResponderExcluir