sexta-feira, 9 de abril de 2010

Música na Europa


Romantismo (séc.XIX)


O Romantismo surge na música européia com Beethoven que em suas sinfonias começa a mostrar uma temática pessoal e interiorizada, características estas que vão se distanciando das formas do Classicismo. A música tornou-se mais cromática, dissonante, com tonalidades mais coloridas e nas tensões envolvendo as armaduras tonais.

Os músicos e compositores começaram a poder construir suas vidas independente da nobreza, o que aumentou o interesse da classe média pela música na Europa Ocidental fazendo com que fossem criadas instituições para o ensino desta arte.

No período Romântico o piano atingiu a sua forma atual que foi incentivada pelo avanço da metalurgia, a classe média foi a procura desse instrumento e a demanda acabou levando ao surgimento de vários fabricantes desse instrumento.

Um número maior de instrumentos de percussão apareceu, e uma orquestra que era formada tipicamente por 40 músicos passou a ter mais de 100 integrantes.Houve um aumento nas idéias nacionalistas que repercutiram em composições.

Dentre os principais músicos deste período estão: Edvard Grieg, Nikolai Rimsky-Korsakov , Chopin e Paganini.


Modernismo (1905-1985)


O Modernismo foi marcado devido vários compositores se oporem a prática comum como a tonalidade, melodia, instrumentação e estrutura tradicionais.Músicos e compositores estenderam técnicas e teorias músicais. A música clássica do século XX aborda estilos pós-românticos e romântico tardio, expressionista, modernista e pós-modernista, e a música de vanguarda. A partir deste período os compositores começam a usar escalas pentatônicas e ritmos livres.Nas obras expressionistas o compositor coloca na música seus sentimentos mais profundos e extremos dando a obra um caráter exagerado.Dentre alguns compositores modernos estão: Igor Stravinsky, Maurice Ravel e Arnold Schoenberg.


Nome:Lucas Moura Barros nº-23

Série/Turma:3ºA


http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XX

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_erudita

http://pt.shvoong.com/entertainment/music/745164-hist%C3%B3ria-da-m%C3%BAsica-s%C3%A9culo-xx/

3 comentários:

  1. Lucas, Stravinski e Ravel figurariam mais para o pré-modernismo, não é mesmo?
    Olha sua pesquisa ainda ficou muito presa aos sites pesquisados. Mas, veja bem:
    1º. Retire o acento de; IDEIAS.
    2º. O melhor seria: O MODERNISMO MUSICAL SURGIU DA OPOSIÇÃO DE VÁRIOS COMPOSITORES À PRÁTICAS COMUNS COMO A TONALIDADE, A MELODIA,, A INSTRUMENTAÇÃO E A ESTRUTURA// A PARTIR DESSE PERÍODO// DANDO À OBRA

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Professora de fato Stravinski e Ravel são pré-modernistas, desculpe pelo erro.Vou procurar melhorar o artigo para colocá-lo na revista.
    Achei que a senhora não fosse ler tudo mas leu.
    ABEL BIKES Patrocínios

    ResponderExcluir