sexta-feira, 9 de abril de 2010

T E A T R O

Teatro na América do Sul


Em geral, não há muitas manifestações teatrais marcantes nesses países, por isso, focarei em relatar sobre o Brasil, que é um país bastante ativo teatralmente.

No ano 1867, Gonçalves de Magalhães, após voltar da Europa, traz para o Brasil uma grande influência romântica para os dramaturgos do nosso país.

Já no século XX, surgiram grandes variedades teatrais, principalmente, com as influências francesas e das revistas portuguesas. Esse momento também ficou marcado pela chegada das companhias teatrais ao nosso país, trazendo consigo suas tragédias e óperas, que eram gêneros de gosto burgueses.

Com os autores: Oswald de Andrade e Nelson Rodrigues e com suas respectivas obras, “O Rei da Vela” e “O Vestido de Noiva”, na década de 1930, fez com que culminasse o modernismo no Brasil, e que originou grupos e companhias nativas.

Mas algum tempo depois, iniciou-se a ditadura militar, e o teatro como tantas outras formas de expressão, foram censuradas.

Vinte anos se passaram na década de 1980, com o fim do regime militar surgiram novos grupos e movimentos, que deram inicio a um novo tipo de dramaturgia e que está em vigor até os dias de hoje.

Não tão intensamente como no Brasil, mas, os outros países latinos também tiveram a influencia européia e dessa maneira também estabeleceram seu próprio jeito de produzir teatro.


Aluna: Alana Gabriela Vieira Alvarenga da Costa. Nº: 03

Fonte: PT. wikipedia.org/wiki/teatro


2 comentários:

  1. Olá... a pesquisa ficou muito presa à Wikipédia, que por não ser muito confiável, traz muitos erros. Como triagem... valeu. A correção do conteúdo individual será feita por mim e pela professora Mary.
    P.S. Viu como são capazes!!!

    ResponderExcluir
  2. Olha eu novamente... Agora para os comentários. Veja bem, você ainda ficou muito presa às informações da Wikipédia, mas vamos às correções:
    O melhor seria:
    1° parágrafo: darei especial atenção no lugar de FOCAREI EM RELATAR.
    Já no século XX (faça parágrafo.
    COM OS AUTORES (faça parágrafo)
    O melhor é: até a década de 80

    ResponderExcluir