sexta-feira, 9 de abril de 2010

Escultura e Arquitetura da Ásia- (índia)

Escultura:
O budismo influenciou de forma progressiva para a arquitetura monumental em pedra, juntamente com a escultura em baixo relevo na Índia.
Séculos mais tarde (I e II) a escola de Mathura desenhou por meio de figuras reais antigos símbolos de Buda, e tal característica passou a ser usada nas fases da escultura Indiana.
Já no período Gupta, que foi por volta de 320 a 600 às figuras de Buda passaram a ser feitas com mais clareza nas linhas e contornos mais organizados. Nesse período também ocorreu um desenvolvimento na escultura Hindu, trabalharam relevos para melhorar santuários escavados em rochas. Então aos poucos a escultura indiana foi voltando para as formas lineares, para um contorno pronunciado no lugar do volume.
Pode-se afirmar que a escultura indiana tem como características figuras fora do padrão, como por exemplo, a multiplicidade das formas, subordinação ao estilo arquitetônico e domínio técnico. E essas tradições perduram até hoje.

Arquitetura:
A construção de edifícios de tijolos foi considerada uma das primeiras amostras da arquitetura Indiana; foram feitas imitações de pedra e estão de pé até hoje.
A época clássica primitiva começou no ano de 250 a.C. durante o reinado de Asoka. São comuns nessa época as stupas (pequenos templos para guardar as relíquias dedicadas a Buda). São expressões máximas da arquitetura búdica. E os chaityas (templos rupestres), entre os quais destacam-se o Gran Stupa de Sanchi, e o Chaitya de Karli, do início do século II.
A partir do século X a ascensão do hinduísmo e do jainismo dão origem as características da arquitetura indiana.
A fase mongol do estilo indo-islâmico complementou o uso de materiais luxuosos, como o mármore. Como exemplo disso temos o mausoléu do Taj Mahal, em Angra, que representa o mais famoso de todos os edifícios antigos da Índia e um dos monumentos mais representativos da arte indiana.




Railane Sobral Cruz/ Nº 31
Série/Turma: 3º ”A”

2 comentários:

  1. Railane, acredito que esta pesquisa poderia ter sido mais abrangente e menos presa ao site pesquisado. Para a revista eletrônica da turma, aconselho maiores detalhes.

    ResponderExcluir
  2. Não seria melhor vc. ter começado a falar quando surgiram a arquitetura e a escultura e só depois as influências?
    Até mais,
    Mary Ferraz

    ResponderExcluir