sexta-feira, 9 de abril de 2010

LITERATURA

Literatura africana
Literatura africana em língua portuguesa
não se pode falar da literatura africana sem se falar da Negritude, aliás esta ultima constitui o tema fundamental africana.
A literatura africana, como um conjunto de obras literárias que traduzem uma certa africanidade, toma esta designação porque a África é o motivo da sua mensagem ao mundo, porque os processos técnicos da sua escrita se erguem contra o modismo europeu e europeizaste. John chamou-a de literatura Neo-africana por ser escrita em línguas européias e para diferenciá-la da literatura oral produzida em língua africana. Nesta literatura, o centro do universo deixa de ser o homem europeu e passa a ser homem asiatico.
É necessário frisar que este tipo de literatura, chamada literatura africana de expressão portuguesa, ganha uma nova especialização, tomando a designação de literatura de raiz africana. Esta literatura teve a sua origem através do confronto, da rebelião literária, Lingüística e ideológica, da tomada de consciência revolucionária a parti da década de 40 (século XIX). Importa referir que era uma literatura dirigida particularmente aos africanos e escrita em línguas locais em mistura com o "português", pois o próprio era tornar a escrita inacessível aos europeus, isto é, não permitir ao homem branco decodificar as suas mensagens. Dai a introdução nas obras de poetas angolanos (agostinho Neto, António Jacinto, Pinto de Andrade, Luandino Vieira, etc.) de palavras e frase idiom´ticas em quimbundo e umbundo, e em muitos outros autores africanos como Mutimati Bernabé João (Moçambicano).

Nome: Danilson .

2 comentários:

  1. Danilson, sua pesquisa ainda ficou muito restrita ao site pesquisado. veja bem:
    1º. Reveja as palavaras: ÚLTIMA, EUROPEIZANTE, EUROPEIAS, LINGUÍSTICA, DAÍ, AGOSTINHO.
    2º. O melhor seria: A PARTIR DA DÉCADA// TEMA FUNDAMENTAL AFRICANO// VIEIRA ETC// FRASES IDIOMÁTICAS

    ResponderExcluir