sexta-feira, 9 de abril de 2010

Música na América do Norte

Blues

Surgiu no final do século XIX. Sucedendo o jazz, o Blues era a voz dos escravos nos campos de algodão. Eles cantavam para aliviar a dureza do trabalho e das dores do amor. Os fazendeiros brancos gostavam das músicas cantadas pelos negros, pois alegres, eles produziam mais.

O Blues é, também, o lamento do andarilho das estradas, o mesmo que chegou até as cidades, adotou o microfone e a guitarra elétrica.
Criado no século passado, ele tomou sua forma final somente a partir de 1900. As primeiras gravações datam dos anos 10. A transgressão não estava somente na conotação amorosa e sexual das letras do Blues. No formato musical, o estilo também marcou uma ruptura.

O cantor de destaque foi B.B. King. O primeiro Blues a virar disco foi gravado em Nova Iorque pela cantora Mamie Smith, em 1920.

Soul

O soul acontece entre o fim dos anos 50 e o começo dos anos 60. Mais propriamente no Estado do Tennessee, Estados Unidos, na cidade de Memphis.

Seus precursores foram, sem dúvida, Ray Charles, James Brown e Sam Cooke.

Rock

O estilo conhecido pela sigla R&B (Rythm and Blues), foi criado pela revista Bilboard para discos de artistas negros destinados ao público negro, substituindo o termo 'race records' (discos para uma determinada raça, no caso, negra). Basicamente designava estilos de música criados por músicos negros urbanos, desde os anos 40.

Era tocado num volume mais alto, escalas grandes e menos complicado como o blues antigo e o jazz.

Na metade dos anos 50, ouve um aumento do interesse pelo R&B por parte do público branco e com isso, músicos brancos passaram a utilizar a forma, o ritmo e o som para criar o que viria a ser conhecido como "rock'n'roll". Muitos dos primeiros sucessos de Elvis Presley, por exemplo, foram regravações desse estilo.
Alguns artistas negros do gênero como Chuck Berry e Fats Domino avançaram e passaram a ser músicos de rock'n'roll.
Músicos como Ray Charles, Aretha Franklin e James Brown combinaram o R&B com o estilo complexo e a emoção do gospel, criando o que seria conhecido por "soul music", alcançando grande popularidade nos anos 60.


Aluno: Laisla Francielle Borges de Sousa nº 20 3ºA

Fontes: http://www.100anosdemusica.com.br/blues.htm

http://www.100anosdemusica.com.br/soul.htm

http://www.spiner.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=782

http://www.100anosdemusica.com.br/anos50.htm

Um comentário:

  1. Laisla, faltou você falar do estilo country (origem, cantores proeminentes). Novamente, vejo umaa cópia fiel da internet, sem a preocupação de passar para sua linguagem.

    ResponderExcluir